BR 060 -153 KM 97 Nº 3400 - Bairro SÃO JOÃO - ANÁPOLIS GO

Fone: (62) 3313-3500

Ciências Contábeis

 

SOBRE O CURSO

O curso de Ciências Contábeis foi definido com base na Resolução CFE nº 03/93, de 05 de outubro de 1992, bem como a mais nova legislação do Conselho Nacional de Educação explicitado no Parecer CNE/CES nº 289/2003, publicado no D.O.U. em 12 de fevereiro de 2004, como sendo um veículo de formação de bacharéis em Ciências Contábeis modernos e atualizados. Moderno, em função do enfoque curricular adotado, que pretende equipar o aluno-estudante com as bases mais modernas de conteúdo e de conhecimentos necessários ao desenvolvimento das atividades contábeis, pois que, preparar o futuro profissional com o espírito empreendedor e de responsabilidade, para a maior segurança da organização em que irá trabalhar. Atualizado, pois pretende dotar o acadêmico com as mais recentes conquistas tecnológicas para apoio nas suas atividades. Nesse sentido, estão propostas algumas disciplinas que farão largo uso dos recursos da informática, assim como da própria automação dos escritórios.

 

Coordenador do Curso: Prof ª. M.a. Maria Regina Bessa da Matta

Telefone: (62) 3313-3500 – Ramal 166

E-mail: coordenacao.contabeis@fibra.edu.br

Localização da Coordenação: Bloco Principal.

DURAÇÃO: 4 ANOS

TURNO(S): MATUTINO E NOTURNO

MODALIDADE: BACHARELADO

SITUAÇÃO: RECONHECIDO PELO PORTARIA MEC Nº 2.528 DE 19/08/2004 PUBLICADA NO D.O.U. DE 20/08/2004

 

CONCEPÇÃO DO CURSO

A decisão de criar o curso de Ciências contábeis decorreu pelo compromisso da FIBRA de contribuir para o desenvolvimento do ser humano e da sociedade brasileira, por meio do ensino, da extensão e da pesquisa. Justifica-se também, pela crescente demanda pelo mercado de trabalho principalmente na região de Anápolis, estado de Goiás, bem como em todo o país.

 

Nos últimos anos, Anápolis vem se firmando em sua região como um grande polo industrial e empresarial, causando assim uma demanda crescente por profissionais capacitados para todas as áreas do conhecimento, em especial a área de contabilidade devido a escassez de profissionais habilitados.

 

O curso ora proposto não pretende somente suprir a carência de bacharéis em Ciências Contábeis em sua área de abrangência, mas também preparar o futuro egresso para a vida em uma sociedade que cada vez mais necessita de indivíduos/cidadãos inseridos ativamente dentro desta e capacitados tanto para exercer cargos de liderança como para trabalhar em conjunto com outros indivíduos.

 

ORGANIZAÇÃO ADMINISTRATIVA

Constitui-se com base nas Diretrizes Curriculares Nacionais para o Curso de Ciências Contábeis, especificadas pelo Ministério da Educação conforme Parecer CNE/CES nº 289/2003, publicado no D.O.U. em 12 de fevereiro de 2004 e visa oferecer formação acadêmica em total sintonia com as exigências do mercado, com o código de ética que rege as funções do Contador e com o processo de mudança e suas novas configurações no meio organizacional, financeiro, político e cultural. A proposta pedagógica do Curso de Ciências Contábeis tem respaldo nas Diretrizes Curriculares Nacionais e busca demonstrar as variáveis norteadoras das ações pedagógicas para a formação do Contador.

 

PERFIL PROFISSIONAL

O curso pretende formar profissional capacitado para compreender as questões científicas, técnicas, sociais, econômicas e financeiras, de âmbito nacional e internacional, nos diferentes modelos de organização, assegurando assim o pleno domínio das responsabilidades funcionais que envolvem apurações, auditorias, perícias, arbitragens, domínio atuarial e quantificação de informações financeiras, patrimoniais e governamentais, com a plena utilização de inovações tecnológicas, revelando capacidade crítico analítica para avaliar as implicações organizacionais com o advento da tecnologia da informação.

 

COMPONENTES CURRICULARES

– Estágio Curricular Supervisionado

 

A Lei de Diretrizes e Bases da Educação define que a finalidade do ensino de terceiro grau é profissionalizante. Dessa forma, o Curso de Ciências Contábeis da FIBRA visa, antes de tudo, preparar os acadêmicos para a atuação no mercado de trabalho. Por outro lado, as características particulares do exercício da profissão dos profissionais da área contábil – de predominância prática, em um mercado de trabalho que evolui em velocidade crescente – tornam o estágio curricular supervisionado ainda mais importante para os acadêmicos do Curso de Ciências Contábeis.

 

O estágio curricular supervisionado é um espaço indispensável ao aprofundamento das reflexões teóricas, à articulação com a dinâmica da realidade e ao desenvolvimento das habilidades técnico-teóricas imprescindíveis ao desempenho profissional. Objetiva complementar a formação geral curricular, favorecendo a aplicação dos conhecimentos adquiridos ao longo do curso, além de propiciar uma experiência profissional, de conhecer a realidade do mercado de trabalho, de estabelecer contatos com as instituições que atuem em uma ou mais áreas de atuação dos cursos da FIBRA. Também o estágio curricular supervisionado servirá como orientação ao acadêmico na escolha de sua especialização profissional.

 

– Atividades Complementares

 

Visando o fortalecimento das relações Comunidade/Instituição, as Atividades Complementares visam promover uma efetiva integração do currículo, sob a perspectiva de conciliar a teoria e a prática, contribuindo com o processo ensino-aprendizagem. As Atividades Complementares são, portanto, componentes curriculares enriquecedores e complementadores do perfil do acadêmico. Elas possibilitam o reconhecimento, por avaliação de habilidades, conhecimento e competência do aluno, inclusive a ser adquirida fora do ambiente acadêmico, incluindo a prática de estudos e atividades independentes, transversais, opcionais, de interdisciplinaridade, especialmente nas relações com o mercado do trabalho e com as ações de extensão junto à comunidade. Considerando o compromisso social da Instituição com o acadêmico, as Atividades Complementares são vistas como formas de promoção e garantia dos valores democráticos, de igualdade, desenvolvimento social e de responsabilidade social.

 

As Atividades Complementares previstas no curso de Ciências Contábeis da Faculdade FIBRA objetivam atender as Diretrizes Curriculares Nacionais dos cursos de graduação e a Lei de Diretrizes e Bases. Elas permitem aumentar o conhecimento teórico-prático do acadêmico por meio de trabalhos entre grupos, despertando a iniciativa e o espírito empreendedor dos alunos. Além disso, proporcionam experiências diversificadas, contribuindo para a formação humana e fortalece o perfil de futuro profissional, integrando o acadêmico desde cedo com o meio em que atuará.

 

– Trabalho de Conclusão de Curso – TCC

 

Define-se como sendo uma atividade de iniciação científica, elaborado pelo acadêmico e orientado por um docente da instituição. O Trabalho de Conclusão de Curso objetiva propiciar aos alunos do Curso de Ciências Contábeis, a ocasião de demonstrar o nível de habilitação adquirido; incentivar a produção científica, a consulta de bibliografia especializada e o aprimoramento da capacidade de interpretação e crítica das diversas ciências e de sua aplicação; desenvolver a capacidade de aplicação dos conhecimentos filosóficos, científicos e tecnológicos adquiridos durante o curso, por meio da investigação científica; desenvolver a capacidade de planejamento para identificar, analisar e implementar abordagens e soluções para problemas sociais, naturais e, ou tecnológicos; garantir a abordagem científica de temas relacionados à prática profissional, inserida na dinâmica da realidade local, regional e nacional; promover o desenvolvimento de projetos de extensão junto à sociedade, tendo em vista a busca de soluções para problemas identificados; qualificar o corpo docente dos cursos, através das orientações temáticas e do trato com a metodologia do trabalho científico; subsidiar o processo de ensino, contribuindo para a realimentaçăo dos conteúdos programáticos das disciplinas integrantes dos currículos dos cursos.

 

CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO

Objetivando garantir um processo de avaliação contínua que permita cotejar as competências requeridas pelo Curso de Ciências Contábeis, aferindo também a importância do caráter inter e multidisciplinar das ações didáticas e pedagogicamente estruturadas, serão utilizados como instrumentos avaliativos àqueles ainda convencionais, como provas e testes além de outros que se caracterizam pela construção do conhecimento como: realização de projetos, estudos de caso, participação em atividades de simulação pertinentes à ação do contador, apresentação de seminários, resolução de problemas identificados num dado contexto, entre outros. Assim, o que se pretende não é só avaliar o conhecimento adquirido, mas, sobretudo, a capacidade de agregá-los em busca de outros conhecimentos na realização do que foi proposto.

 

Os resultados obtidos através dos vários instrumentos de avaliação serão traduzidos em notas de 0 a 10 (zero a dez). O aluno que obtiver a média das notas (1ª e 2ª – Verificação da Aprendizagem) igual ou superior a 6 (seis) será aprovado na disciplina e dispensado do exame final. Àquele que obtiver nota inferior a 6 (seis) deverá submeter-se ao exame final, cuja média aritmética entre a nota do exame e a média das avaliações deverá ser igual ou superior a 6 (seis) para sua aprovação na disciplina.

 

ATIVIDADES DE EXTENSÃO

O conhecimento, como recurso essencial, como meio para obtenção de bons resultados sociais e econômicos, será o instrumento a ser utilizado no inter-relacionamento da FIBRA com a sociedade e suas organizações. Com o uso instrumental da informática, os programas de extensão devem constituir-se em fatores de referência para identificação das ações da Faculdade FIBRA em sua comunidade. Os programas de extensão serão consequências das atividades de ensino e pesquisa. A Instituição colocará à disposição da comunidade serviços diversos tais como: cursos de aperfeiçoamento; eventos culturais e artísticos; assessorias e consultorias. À instituição cabe ainda criar, empreender e difundir outras atividades que possam contribuir para a melhoria da qualidade de vida e da cultura de Anápolis, estado de Goiás. A realização de eventos culturais, artísticos, esportivos, de educação para o saber instrumental, educação ambiental, entre outros, deve ser uma preocupação constante da instituição no atendimento da comunidade.

 

INICIAÇÃO CIENTÍFICA

Anualmente a Faculdade FIBRA realiza a Jornada de Pesquisa e Iniciação Científica JOPIC – FIBRA, que tem por objetivo reunir todo o corpo docente e discente da Faculdade FIBRA, bem como, interagir com outras Instituições de Ensino Superior e com a comunidade geral, viabilizando oportunidades de participação em um processo diferenciado de aquisição do saber, no qual se valoriza a produção e a difusão do conhecimento, visando divulgar os resultados de suas atividades, estimular a vocação em pesquisa e criar ambiente acadêmico que propicie o conhecimento dos trabalhos realizados e das metodologias de pesquisa utilizadas, assim como a crítica da ciência. A JOPIC – FIBRA é dirigida aos alunos que estão no último período do Curso de Ciências Contábeis da FIBRA e outras Instituições de Ensino Superior, bem como de outras áreas do conhecimento, com a oportunidade de apresentarem suas contribuições, promovendo a integração inter e intra-cursos.

 

AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL

Comissão Própria de Avaliação (CPA):

 

Tendo como fundamento as diretrizes propostas pelo Sistema Nacional de Avaliação do Ensino Superior (SINAES), a CPA da FIBRA se estrutura, coordena e desenvolve todas as atividades pertinentes ao desenvolvimento de sua avaliação interna, sempre com o intuito de elaborar instrumentos avaliativos que melhor visualize pontos positivos e negativos na Instituição a partir dos vários olhares representativos na Comissão: corpo técnico administrativo, corpo docente, corpo discente e sociedade civil. A estruturação da CPA na FIBRA, a cada ano, vem se estruturando ao longo do seu desenvolvimento como forma de garantir e legitimar sua verdadeira função, a de promover junto à IES, melhorias na qualidade de seu ensino superior. Iniciando-se com o processo de constituição da Comissão, logo, a metodologia de trabalho de funcionamento da mesma é norteada por reuniões mensais pautadas na realização de atividades internas à IES, bem como a produção do calendário específico da CPA-FIBRA.

 

A CPA-FIBRA acredita que o processo de avaliação é sempre contínuo e passível de mudanças, que deve ser desenvolvido respeitando a realidade institucional, para a melhoria do conjunto de suas atividades. Desse modo, a CPA-FIBRA tem realizado seu trabalho pautado pela preparação, desenvolvimento e consolidação de todas as suas ações, baseadas especificamente na constituição da CPA no que diz respeito aos seus membros, no planejamento de todas as atividades concernentes ao seu papel institucional, no trabalho de sensibilização, na produção dos relatórios e divulgação dos mesmos e por fim no balanço crítico para a criação de estratégias para a superação dos problemas identificados.
 
MATRIZ CURRICULAR – Clique aqui
 
Atualizado em 28/11/2017

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