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Enfermagem

 

A Enfermagem é considerada como uma prática social historicamente determinada, que tem como objeto principal de atuação o cuidar e o cuidado dos seres humanos em todo o ciclo vital. Portanto, a Enfermagem, enquanto ciência e arte do cuidar humano baseiam-se na concepção da integralidade da atenção em saúde.

 

O processo de trabalho em enfermagem caracteriza-se historicamente pela assistência/cuidado, quando apreendido na totalidade, em relação ao trabalho em saúde do:

 

• cuidar/assistir;

• administrar/gerenciar;

• investigar/pesquisar.

 

São apresentados a seguir os elementos que caracterizam, basicamente, o presente projeto pedagógico, os quais deverão fornecer, continuamente, os subsídios necessários á formação do Enfermeiro, dotando-o dos conhecimentos requeridos para o exercício das seguintes competências e habilidades gerais:

 

1. Atenção à saúde – aptidão para desenvolver ações de prevenção, promoção, proteção e reabilitação da saúde, tanto em nível individual quanto coletivo. Trabalhar de forma integrada com os sistemas de saúde, sendo capaz de pensar criticamente, de analisar os problemas da sociedade brasileira, goiana e Anapolina; procurando soluções para os mesmos. Realizar seus serviços dentro dos mais altos padrões de qualidade e dos princípios da ética-bioética.

 

2. Tomada de decisão – Capacidade de tomar decisões visando o uso apropriado: eficácia e custo-efetividade, força de trabalho, de medicamentos, de equipamentos, de procedimentos e de práticas. Com competências para avaliar, sistematizar e decidir as condutas mais adequadas, baseadas em evidências científicas.

 

3. Comunicação – Acessibilidade pessoal e confiabilidade das informações lhes confiadas, na interação com outros profissionais de saúde e o público em geral, envolve a comunicação e habilidades de escrita e leitura; o domínio de uma língua estrangeira e de tecnologias da informação.

 

4. Liderança – aptidão para assumir posições de liderança, sempre tendo em vista o bem-estar da comunidade; envolve: compromisso, responsabilidade, empatia, habilidade para a tomada de decisão, comunicação e gerenciamento de forma efetiva e eficaz.

 

5. Administração e gerenciamento – aptidão para tomar iniciativas, fazer o gerenciamento e administração, tanto da força de trabalho quanto dos recursos físicos, materiais e de informação, da mesma forma que estarão aptos a serem gestores, empreendedores, empregadores ou lideranças na equipe de saúde.

 

6. Educação permanente – capacidade para aprender continuamente, tanto na sua formação quanto na sua prática, de forma a aprender a aprender com responsabilidade e compromisso com a sua educação e o treinamento/estágios das futuras gerações de profissionais, proporcionando condições para que haja benefício mútuo, estimulando e desenvolvendo a mobilidade acadêmico/profissional, a formação e a cooperação por meio de redes nacionais e internacionais.

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